Como Secretária Executiva de formação e profissão exercida por mais de 25 anos, não poderia deixar de dedicar algumas postagens também para falar sobre temas interessantes à área de negócios. Viagem profissional para a China é um tópico importante a ser tratado, visto que este país está em crescimento veloz no mundo globalizado.
Seja você o viajante ou alguém para quem você esteja organizando a viagem, uma primeira lista com todos os pontos burocráticos a serem resolvidos precisará ser elaborada e, acredite, será muito valiosa. Como cada nacionalidade tem suas próprias peculiaridades pertinentes às exigências de documentação para entrada no país, sugiro que o leitor busque, com o máximo de antecedência possível, as informações junto às embaixadas e consulados. A China é um país ainda bastante fechado e exige um trâmite para entrada de estrangeiros um pouco mais complexo do que outros países. Os acordos entre as embaixadas são diferenciados, assim, o que vale para seu amigo europeu não vale, exatamente, para você.
Para dar início ao processo de visto, você irá precisar de uma carta convite da empresa a qual você irá visitar. Nesta carta, deverá ter especificado de forma detalhada o local onde você irá trabalhar, qual o objetivo de sua visita, período em que ficará no país. Nada de dar uma "esticadinha" de férias sem estar tudo regulamentado, pois você receberá um visto de acordo com sua condição de visitante. Logicamente, se seu objetivo for turismo, você poderá solicitar também este tipo de visto.
Você terá algumas opções para conseguir seu documento. A contratação de um despachante é uma boa ajuda se você está indo pela empresa em que trabalha ou se puder, pessoalmente, arcar com os custos de um. Neste caso, a experiência acaba sendo uma ótima ajuda se você está com pouco tempo. Senão, siga todas as recomendações exigidas pelo Consulado Chinês em seu país.
Considere ter uns dois dias para adptação ao fuso horário que é de onze horas em relação ao Brasil. Trocar o dia pela noite pode ser tolerável por um dia, mas seu corpo vai começar a sentir muito depois.
Um fato que os estrangeiros não sabem e "quebram a cabeça" ao chegar na China é que, por aqui, praticamente não se usa o dinheiro em papel moeda e cartão de crédito internacional não é, praticamente, aceito. Todas as pessoas utilizam um aplicativo no celular chamado WeChat (um whatsapp mais desenvolvido para movimentação de dinheiro em sua conta corrente, pagamento de tudo o que se compra, tal como passagem aérea, viagens, supermercados, farmácias, etc., diretamente pelo app, tudo em um único lugar (mesmo as contas de água, luz, gás, tudo é centralizado nesta sua "página"). Ao reservar seu hotel, pergunte antes como você pode fazer o pagamento e se eu cartão será aceito. Tome muito cuidado e confirme várias vezes, pois, acontece de pensarem que seu cartão é compatível com o deles e não é! Pode parecer exagero, mas falo por experiência própria!! Para todas as outras despesas, traga dinheiro em espécie mesmo!
Para se comunicar com seu país, baixe uma versão básica do WeChat e peça para as principais pessoas de seu contato fazerem o mesmo. Na China, o Whatsapp não é oficial. Alguns sites não são permitidos de serem acessados e algumas pessoas acabam coseguindo fazê-lo através de uso de VPNs, que não são legalizados no país.
Assim como no Brasil, poucas pessoas falam inglês (com exceção dos grandes centros como Shanghai, Guangzhou 'Cantão', Senzhen entre outros, e, um pouco menos, em Pequim). Mesmo nos hotéis de rede internacional a dificuldade com o idioma é grande. Desta forma, esteja bem preparado com um bom tradutor que funcione também de forma offline e que te permita também fazer downloads dos mapas das cidades que você visitará.
Shenzhen |
Image credit: Didi Chuxing |
Não se assuste se você ouvir dizer que será "registrado" na polícia pelo seu hotel. É de praxe que todos, sem exceção, sejam registrados nas delegacias dos bairros onde estão hospedados. Se eu receber, em minha casa, um hóspede ou mesmo um familiar de outro país, ou mesmo um de outra província que venha para ficar muitos meses, terei que fazê-lo.
Agora, com a pandemia do Covid-19, a China está com diversas restrições de entrada de estrangeiros no país. Assim, em casos urgentes, algumas medidas adicionais estão sendo exigidas para viajantes considerados imprescindíveis aos negócios. Fique ligado às páginas das embaixadas e dos consulados para não ter problemas na hora de organizar sua viagem de negócios.
http://br.china-embassy.org/por/
http://saopaulo.china-consulate.org/pl/
Boa Viagem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário