Other Languages

Navegação no Blog

clique na barra de ferramentas na lateral direita para descobrir mais. Vá até o final da página para ler outras matérias

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Comemorando a Páscoa na China

A Páscoa, que é uma data em que passamos pela semana santa, culminando com o domingo da Ressureição, quando todas as famílias se reúnem para almoçar e celebrar, após assistir à tradicional missa de Páscoa, é, sem dúvida, um tema desconhecido para a grande maioria dos chineses. Como a China não é um país de tradições cristãs,  muitas datas celebradas no ocidente nem sequer são mencionadas no dia-a-dia da população, pois não fazem parte do repertório cultural deles. O Natal, por exemplo, que já é mais conhecido dos chineses, principalmente nas cidades internacionais, tem um viés mais comercial.  Alguns, talvez, já ouviram falar sobre a páscoa, já que o marcado digital está dando um jeito de introduzir a data no calendário deles, informalmente. Mas, no geral, não há ovos de chocolate à venda ou o nosso delicioso tradicional bacalhau para nos brindar com o sabor “de casa”.

Nós, brasileiros, com certeza damos o nosso jeitinho. As plataformas de comércio eletrônico estão aí para nos ajudar a conseguir nossos produtos e, assim, organizar nosso almoço de Páscoa dentro de nossas tradições e costumes. Juntar amigos da comunidade internacional, que se tornam nossa família aqui no “País do Meio*”, é imprescindível. Cada um prepara um prato, uma sobremesa e nos reunimos em uma das casas para o almoço. Neste ano, por causa do lockdown na cidade em que vivo, Changchun, não poderemos nos reunir e a missa pascoal será online. Sim, temos na comunidade a possibilidade de assistirmos à missa, que é celebrada por um padre que vem de Shanghai para nos abençoar uma vez por mês e em datas especiais. Até nosso tradicional ovo de páscoa foi encomendado, mas, infelizmente, não conseguiu chegar a tempo, também por causa do lockdown. Assim, nosso coelhinho vai ter que nos visitar novamente, trazendo nosso chocolate no mês que vem.

Um aspecto bem interessante de viver na China, país de cultura tão diferente da nossa, é poder contribuir com o intercâmbio cultural. Nossa família tem o costume de convidar os amigos chineses nas nossas datas comemorativas e explicar um pouco da origem daquele evento. Também, fazemos os jantares nas épocas das datas comemorativas deles e tentamos compartilhar a nossa sensação e gratidão por esta rica troca. Nossa páscoa do ano passado teve chocolate de presente para as crianças chinesas, filhas de nossos amigos, que adoraram a novidade já que não tinham visto antes o chocolate em formato de ovo. Já no Ano Novo Chinês servimos dumplings, os Jiaozi – 饺子, feitos especialmente por nós e servidos para nossos queridos convidados.   

Uma rica e abençoada Páscoa a todos!


*China em mandarim significa “País do Meio” – 中国 (Zhōngguó

(Texto publicado originalmente na página do Ibrachina, no Instagram, no domingo de Páscoa) 





Em destaque:

Viagem pela China - de Changchun a Xi'an, passando por Nanjing, Chengdu e outros lugares incríveis

Quem me acompanha no instagram e no Facebook já sabe que fiz uma viagem pela China, começando pelo sul do país, em Nanjing e terminando na p...

As mais lidas: