Other Languages

Navegação no Blog

clique na barra de ferramentas na lateral direita para descobrir mais. Vá até o final da página para ler outras matérias

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

O Ano Novo Chinês e suas tradições - 2022 é o Ano do Tigre

Estamos nos aproximando do início do ano novo chinês que, em 2022, começa no dia 01 de fevereiro e será regido pelo Tigre, de acordo com o zodíaco chinês.
Morar na China nos dá a oportunidade de conhecer de perto as minúcias desta cultura tão peculiar e vivenciar tradições diversas.

O país adota o calendário lunar, por isso essa diferença de datas para o início do ano. Para quem não está familiarizado,  fica um pouco confusa essa diferença de datas, visto que internacionalmente, na maioria dos países, utiliza-se o calendário gregoriano que não sofre a influência dos astros para a contagem dos dias. Já o calendário lunar chinês é baseado nos ciclos da lua e do sol (também conhecido como lunissolar) e tem um "atraso" de 21 a 51 dias em relação ao gregoriano. 
O ano novo chinês é determinado pelo primeiro dia da lua nova, geralmente a segunda após o solstício de inverno. 


figura by LTL Mandarim

Uma lenda popular diz que a comemoração do ano novo teria mais de 3 mil anos, quando uma besta chamada Nian (cuja pronúncia é a mesma que "ano 年" em mandarim) aparecia na véspera do primeiro dia da 2a  lua nova após o solstício do inverno para comer as pessoas e as comidas estocadas para sustento das famílias. Para afugentar o monstro,  passaram a colocar papel vermelho e queimar bambu, acender velas e vestir roupas vermelhas. Nian, amedrontado, fugiu e não apareceu mais. Assim, a tradição se mantém até hoje. 

Esta é uma data muito importante e de muito significado para as famílias, pois é quando acontece a reaproximação entre as pessoas. É a época de reencontro daqueles que estão morando em outras cidades, seja a trabalho ou para estudar. Eu diria que é o equivalente ao nosso Natal. 

Todos viajam para suas cidades de origem. Assim, o país vive números bem interessantes: é o maior movimento anual  de pessoas do planeta, já que as comemorações duram cerca de 16 dias, sendo o primeiro na véspera da virada do ano  e terminando no 15o dia, com o Festival das Lanternas. Este ano, estima-se que 1.15 bilhões de viagens sejam realizadas. Número alto? Sim, mas 60% abaixo do número pré pandemia. 

As preparações para as festividades se iniciam algumas semanas antes, com algumas tradições que se repetem por gerações. São elas: 

- Laba Festival - comemorado no 8o. dia do décimo segundo mês lunar. As famílias se sentam para fazer a oferenda para seus ancestrais e comerem o mingau típico desta festividade que é composto por diversos cereais cozidos juntos. Nesta celebração, pede-se por uma boa colheita, um ano novo de abundância e saúde para a família. 

- Pequeno Ano - marca o início da preparação para a chegada do ano novo. A partir deste dia, as pessoas começam a preparar as comidas, a limpar as casas, preparar o que for necessário. É o dia de dar adeus ao ano que fica para trás. No nordeste da china, a data cai no 23o. dia do 12o. mês do calendário lunar e, no sul, cai no 24o. dia.  

- Limpeza da casa - as velhas coisas ficam no ano que se passou e é dia de tirar a poeira do lugar! 

- Compras de Ano Novo -  semana do dia 25 ao dia 30 de janeiro - os presentes são comprados para todos os membros da família de maneira generosa, assim como as decorações para enfeitar as casas 

- Noite do ano novo (o nosso 'reveillon') - em 2022 será comemorado no dia 31 de janeiro do calendário internacional. As casas são decoradas com lanternas e com faixas com dizeres de sorte que servem também para afastar maus espíritos, as quais são colocadas nas portas das casas. O animal do ano - em 2022 o Tigre - está presente nas decorações. Nesta celebração, comidas são oferecidas aos ancestrais e a família se reune para o jantar. Assistir ao programa de Gala da televisão chinesa é muito tradicional e, ainda hoje, a audiência é grande. As crianças ganham um "envelope vermelho" (vermelho é a cor da sorte na China, muito tradicional) com dinheiro de seus pais, avós ou familiares. É o dinheiro da sorte!  Muitos economizam o ano todo para dar este envelope "bem recheado" às suas crianças. 

- 1o. dia do Ano Novo - há uma linda festa com fogos de artifícios por todos os lugares na virada do ano. Na verdade, para desespero de muitos, os fogos já começam a ser soltos uma semana antes e se mantém por dias após (já há regulamentação em lei e não é mais permitido soltar fogos em qualquer área da cidade, somente nas regiões destinadas para tal).   Mas é muito tradicional assistir junto com a família aos fogos que quanto mais altos e barulhentos mais trarão sorte e bonança. Em algumas partes do país, por tradição, esses fogos duram até o 3o. dia do novo ano. 

Vestir uma roupa nova no primeiro dia do ano é mandatório! Ficar bonito para a chegada do ano é parte da tradição. Assim, visita-se as casas dos familiares para desejar-lhes "Gongxi" (恭喜) - saudação usada para dar os votos felizes para o ano que chega! 

- 2o dia - Um fato bem curioso é que esta é a data para as filhas casadas visitarem suas famílias. Essa tradição é muito ligada à história da sociedade chinesa, em que as mulheres passam a ser "propriedade" da família dos maridos. Antigamente, essa era uma das poucas datas em que elas eram autorizadas a visitar a "antiga família". Hoje, com a modernização da sociedade e facilidade de deslocamento, já não é mais tão assim. Contudo, a data se mantém! 

Nos dias que se seguem, comemorações diversas acontecem pelo país, como a dança dos leões e dragões, oferendas aos ancestrais, visitação a parentes e amigos, terminando com o Festival das Lanternas em que, por tradição, os dumplings são servidos às famílias e as lanternas são lançadas aos rios em toda a China. 


Ao mesmo tempo que são festividades tão diferentes das nossas, elas compartilham, de certa maneira, de crenças e hábitos que comemoramos em outras datas. 
E que venha o ano do Tigre para nos dar força, afastar os maus espíritos e nos dar bravura para enfrentar as dificuldades vindouras. Os chineses acreditam que o ano do Tigre é um bom ano, um ano de sorte!

Convidamos amigos chineses que não puderam viajar e visitar suas famílias para celebrarem conosco a a chegada de 2021


Fontes: China Highlights ; Bloomberg

2 comentários:

  1. 恭喜! I hope we can meet on China this new tiger new year!!! Great article!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I hope to see you soon in Changchun!!!! Good that you liked the article! I have pictures of this new year's eve to update the article! :-)

      Excluir

Deixe seu comentário

Em destaque:

Viagem pela China - de Changchun a Xi'an, passando por Nanjing, Chengdu e outros lugares incríveis

Quem me acompanha no instagram e no Facebook já sabe que fiz uma viagem pela China, começando pelo sul do país, em Nanjing e terminando na p...

As mais lidas: