Other Languages

Navegação no Blog

clique na barra de ferramentas na lateral direita para descobrir mais. Vá até o final da página para ler outras matérias

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Nanjing - China - Memorial às Vitimas do Massacre de Nanjing

Em Nanjing, um dos lugares em que estivemos foi o Memorial às vítimas do Massacre de Nanjing. Assim como Auschwitz, na Polônia, tem o campo de concentração mantido para lembrar o mundo das atrocidades cometidas pelo regime nazista de Hitler, a China construiu este memorial para lembrar o horrendo massacre cometido pelas tropas do exército imperial japonês durante a ocupação iniciada em dezembro de 1937. Nesta ocasião, mais de 300 mil chineses civis foram mortos de forma brutal e massacrante na invasão da cidade de Nanjing, então capital da China.


Não contentes em tomar a cidade, passaram a assassinar homens das formas mais perversas e estuprar mulheres e crianças sem distinção, estabelecendo, inclusive, competições entre as tropas. Tanto que o evento, na história,  é conhecido como o “estupro de Nanjing".

 
O museu, de instalações modernas e espaçosas, abriga três sessões principais. Na parte externa, na entrada, você já se depara com esculturas que simbolizam os cidadãos fugindo do horror. Uma mãe desesperada, com seu pequeno filho morto nas mãos, recepciona os visitantes no portão. Para quem já visitou campos de concentração na Alemanha, como eu, a sensação é a mesma. Projeções e fotos da época, numa construção moderna que foi recentemente renovada, ilustram e contam os fatos históricos. Tudo muito bem organizado e também no idioma inglês. Em um prédio anexo, um sítio com partes de escavações do local mostram esqueletos de milhares de pessoas que foram enterradas ali, muitas das quais  ainda vivas.
 
O memorial é um local para reflexão e questionamento do que uma guerra traz de ruim às pessoas, aos países, ao mundo. Estando ali, é impossível não se imaginar no local à época do acontecimento. Outra exposição traz fotos de pessoas idosas, sobreviventes desta guerra insana, que contaram suas experiências ao mundo.

 
Na história da cidade, vários estrangeiros, os quais não eram assassinados pelos japoneses por questões políticas, ajudaram a esconder muitos dos chineses, que sobreviveram. Essas pessoas, mais tarde, receberam condecorações pela ajuda heroica prestada. Todo ano, em dezembro, há uma cerimônia em que o Presidente da China presta homenagem aos mortos nesta triste chacina.
 
Na saída, ao término da visita, uma bela escultura em um monumento à paz se despede do visitante.
 
Um lugar muito interessante para se aprender um pouco mais sobre a história de guerras da China. A entrada é grátis. Para nós, estrangeiros, basta mostrar o passaporte e retirar os tickets na entrada do museu.





escavações com restos mortais no local onde foi construido o museu, que era uma vala onde milhares de pessoas foram enterradas  





sistema de arquivos de registro dos mortos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Em destaque:

Viagem pela China - de Changchun a Xi'an, passando por Nanjing, Chengdu e outros lugares incríveis

Quem me acompanha no instagram e no Facebook já sabe que fiz uma viagem pela China, começando pelo sul do país, em Nanjing e terminando na p...

As mais lidas: