Other Languages

Navegação no Blog

clique na barra de ferramentas na lateral direita para descobrir mais. Vá até o final da página para ler outras matérias

sábado, 8 de maio de 2021

China - Viagem a negócios - O que devemos organizar antes da viagem?

Como Secretária Executiva de formação e profissão exercida por mais de 25 anos,  não poderia deixar de dedicar algumas postagens também para falar sobre temas interessantes à área de negócios. Viagem profissional para a China é um tópico importante a ser tratado, visto que este país está em crescimento veloz no mundo globalizado. 


Seja você o viajante ou alguém para quem você esteja organizando a viagem, uma primeira lista com todos os pontos burocráticos a serem resolvidos precisará ser elaborada e, acredite, será muito valiosa. Como cada nacionalidade tem suas próprias peculiaridades pertinentes às exigências de documentação para entrada no país, sugiro que o leitor busque, com o máximo de antecedência possível, as informações junto às embaixadas e consulados. A China é um país ainda bastante fechado e exige um trâmite para entrada de estrangeiros um pouco mais complexo do que outros países. Os acordos entre as embaixadas são diferenciados, assim, o que vale para seu amigo europeu não vale, exatamente, para você. 

Por onde começar: 

Para dar início ao processo de visto, você irá precisar de uma carta convite da empresa a qual você irá visitar. Nesta carta, deverá ter especificado de forma detalhada o local onde você irá trabalhar, qual o objetivo de sua visita, período em que ficará no país. Nada de dar uma "esticadinha" de férias sem estar tudo regulamentado, pois você receberá um visto de acordo com sua condição de visitante. Logicamente, se seu objetivo for turismo, você poderá solicitar também este tipo de visto. 

Você terá algumas opções para conseguir seu documento. A contratação de um despachante é uma boa ajuda se você está indo pela empresa em que trabalha  ou se puder, pessoalmente, arcar com os custos de um. Neste caso, a experiência acaba sendo uma ótima ajuda se você está com pouco tempo. Senão, siga todas as recomendações exigidas pelo Consulado Chinês em seu país. 

Considere ter uns dois dias para adptação ao fuso horário que é de onze horas em relação ao Brasil. Trocar o dia pela noite pode ser tolerável por um dia, mas seu corpo vai começar a sentir muito depois. 

Um fato que os estrangeiros não sabem e "quebram a cabeça" ao chegar na China é que, por aqui, praticamente não se usa o dinheiro em papel moeda e cartão de crédito internacional não é, praticamente, aceito. Todas as pessoas utilizam um aplicativo no celular chamado WeChat (um whatsapp mais desenvolvido para movimentação de dinheiro em sua conta corrente, pagamento de tudo o que se compra, tal como passagem aérea, viagens, supermercados, farmácias, etc., diretamente pelo app, tudo em um único lugar (mesmo as contas de água, luz, gás, tudo é centralizado nesta sua "página"). Ao reservar seu hotel, pergunte antes como você pode fazer o pagamento e se eu cartão será aceito. Tome muito cuidado e confirme várias vezes, pois, acontece de pensarem que seu cartão é compatível com o deles e não é! Pode parecer exagero, mas falo por experiência própria!! Para todas as outras despesas, traga dinheiro em espécie mesmo!

Para se comunicar com seu país, baixe uma versão básica do WeChat e peça para as principais pessoas de seu contato fazerem o mesmo. Na China, o Whatsapp não é oficial. Alguns sites não são permitidos de serem acessados e algumas pessoas acabam coseguindo fazê-lo através de uso de VPNs, que não são legalizados no país. 

Assim como no Brasil, poucas pessoas falam inglês (com exceção dos grandes centros como Shanghai, Guangzhou 'Cantão', Senzhen entre outros,  e, um pouco menos, em Pequim). Mesmo nos hotéis de rede internacional a dificuldade com o idioma é grande. Desta forma, esteja bem preparado com um bom tradutor que funcione também de forma offline e que te permita também fazer downloads dos mapas das cidades que você visitará. 

Shenzhen



Image credit: Didi Chuxing
O táxi é o meio de transporte mais fácil, barato e eficiente de se utilizar em deslocamentos curtos.  Há aplicativos exclusivos para você chamar um taxi que, eficientemente, chegará no horário para te buscar. Como você não é um local e não vai ter este aplicativo, pois está ligado à conta bancária do usuário para os pagamentos, peça ajuda ao concierge de seu hotel ou à empresa em que você estará. Tenha sempre em mandarim o endereço para onde você, inclusive o nome do hotel em que o viajante irá se hospedar. No momento da reserva já faça esta solicitação, pois todos os estabelecimentos comerciais tem seus próprios nomes chineses. Não adianta mostrar o nome internacional do hotel que, certamente,  o taxista não irá compreender.  

Não é permitido a estrangeiros a locação e ou condução de veículos no país. Outros meios de transportes tão eficientes quanto os táxis são os metrôs (Shanghai consta na lista de maior rede de metrô do mundo, com 570 km, e Pequim está em terceiro lugar). A China está expandindo muito rapidamente suas linhas de metrô e até cidades pequenas já contam com uma boa malha deste meio de transporte.


 

O deslocamento entre cidades mais distantes pode, facilmente, ser feito por trem bala. Incrivelmente, a China, em duas décadas, construiu 35 mil km de linhas deste meio de transporte. Uma extensa linha liga Pequim a Guanzhou (no sul) cobrindo uma distância de 2,3 mil km. A oferta de vôos domésticos é igualmente variada. Não se preocupe, pois a segurança é total. Não há roubos e assaltos em trens, estações, aeroportos, nada. Viaje com tranquilidade.
 
Não se assuste se você ouvir dizer que será "registrado" na polícia pelo seu hotel. É de praxe que todos, sem exceção, sejam registrados nas delegacias dos bairros onde estão hospedados. Se eu receber, em minha casa, um hóspede ou mesmo um familiar de outro país, ou mesmo um de outra província que venha para ficar muitos meses, terei que fazê-lo. 

Agora, com a pandemia do Covid-19, a China está com diversas restrições de entrada de estrangeiros no país. Assim, em casos urgentes, algumas medidas adicionais estão sendo exigidas para viajantes considerados imprescindíveis aos negócios. Fique ligado às páginas das embaixadas e dos consulados para não ter problemas na hora de organizar sua viagem de negócios. 

http://br.china-embassy.org/por/

http://saopaulo.china-consulate.org/pl/


Boa Viagem!


 













terça-feira, 4 de maio de 2021

Guilin, Terraços de arroz de Longji & Yangshuo - de volta a outras eras - China - Guilin, Rice field Terraces of Longli & Yangshuo 中国- 桂林

When you arrive in Guilin, Guangxi Province, southern China, you immediately experience the feeling that you have been sent to another era! The beautiful scenary, with mountains and peaks made of natural karst formations, built with limestone from the triassic period and dolomite rocks. The river margins have plenty of exuberant bamboo plants. At first look you will get entransed! Because of the primitive nature of the place you will ask yourself if you are back to the dinoussaurs era. Just as a curiosity, some scenes of "Stars Wars - Revenge of the Sith" were filmed in Guilin. 

Ao chegar a Guilin, na província de Guangxi, sul da China, a sensação é a de se ter desembarcado em uma outra era! A sua bela paisagem natural, com montanhas e picos de formação calcária, rios com margens repletas de bambos, encanta já na primeira passada de olhos. Uma volta aos tempos dos dinossauros, talvez... Como curiosidade, algumas cenas de "Guerras nas Estrelas - A Vingança dos Sith" -  foram gravadas aqui.

The region is covered by an exuberant vegetation. Guilin was the first region in China which was open to the overseas tourists after the Comunist China was stablished. As part of this picturesque area you have the counties of Yangshuo and Longsheng (Dragon`s spine), with its rice terrace in Longji, starting on the basis of the mountain (with the same name) until the mountain's peak at one thousand meters altitude. Between the terraces, about dozen villages of Zhang and Yao minority ethnics people are present. With the ladder best being known for the women whom, as a tradition keep the longest hair in the world recorded by the Guinness Book. 

A região é coberta de vegetação nativa, de uma natureza exuberante. Guilin foi a primeira região na China aberta ao turismo exterior, após o estabelecimento da China comunista. 
Fazem parte desta área pitoresca o condado de Yangshuo e o de Longsheng (Espinha do Dragão) , com os terraços de arroz de Longji, que vão desde a base da montanha de mesmo nome até o seu topo, a cerca de mil metros de altitude. Pelo meio, pontilham dezenas de pequenas aldeias das etnias minoritárias de Zhuang e Yao, esta última conhecida pelo fato das suas mulheres terem o recorde no Guinness dos cabelos mais compridos do mundo.

The rice terraces contruction began at the Yuan Dinasty era (1271 - 1368) and were finished during the Qing dinasty (1644 - 1911). 
A construção dos terraços iniciou-se durante a Dinastia Yuan (1271-1368) e só foi terminada durante a Dinastia Qing (1644-1911).

For the farmers, the terraces represent their livelihood. It brings their families sustenance. Stay there and watch their daily life bring us back to an era which big cities did not exist yet. As hard workers, both men and women have a very good physical resistance (obtained not only by the hard work, but also because of the small steps that they have to climb up and down to go from one village to the another) which makes "young"  big city tourists like us to envy their resistance. On the other hand, for the thousands of annual visitors who take the two hours trip from Guilin, the Longji Rice Fields Terraces are an icon of the chinese culture and one of the most photographed places in the country. 

Para os agricultores, os terraços de arroz são o seu meio de vida, o sustento de suas famílias. Observar o cotidiano destes camponeses nos remete a outras épocas, àquelas em que não existiam as grandes metrópoles. Homens e mulheres trabalhadores dedicados, com uma resistência física (adquirida não só pelo trabalho, mas pelo "escalar" as trilhas que ligam as aldeias) de fazer inveja a qualquer "jovem" turista como nós, trabalhadores das grandes cidades. No entanto, para os milhares de visitantes anuais que fazem a viagem de duas horas da cidade de Guilin, os Terraços de arroz de Longji são um símbolo icônico da agricultura chinesa e um dos locais mais fotografados do país. 

Yangshuo 

The small Yangshuo county makes you think: "I have just arrived in heaven!" The beauty of the karst formation mountains , surrounded by big and small rivers, in addition to a wonderful peculiar vegetation that creates the perfect athmosphere which invites you to relax and to imagine yourself in a fiction film in which the landscape just exists in the computers of the graphic designers of the biggest film studios in the world, but, no! This is real! Yangshuo is real! Take a cruise and head towards to the small county and three hours later you will feel as if you were transported to another world. Do not forget your camera and all batteries! Enjoy it!

O pequeno Condado de Yangshuo te faz pensar "cheguei no paraiso"! As belas montanhas e os picos de formação calcária, rodeados por rios e riachos, além de uma vasta vegetação peculiar, formam a atmosfera perfeita que te convida a relaxar e se imaginar dentro de um filme de ficção, daqueles cujas paisagens só existem nos computadores dos designers gráficos dos maiores estúdios cinematográficos do mundo... Mas... não! Yangshuo é real! Pegue um barco em Guilin e siga rumo ao pequeno condado. Uma viagem de três horas te transportará a um outro mundo! Não esqueça de sua câmera fotográfica e de todas as baterias carregadas e... aproveite!
(veja no final da página dicas de como ir, hospedagens, etc)



Cruzeiros pelo Rio Li te levam a Yangshuo, partindo de Guilin /  Take a cruise in Guilin to arrive in Yangshuo

A nota de 20 yuan leva o desenho desta parte do rio Li/ The 20 Yuan note has the region drawn in its surface 


Terraços de arroz de Longji - Longsheng, província de Guanxi / Longji Field Terraces - Guangxi Province 



pontilham entre os arrozais as aldeias das minorias étnicas da região, que mantém esses campos desde a época em que a China era governada por dinastias/ Among the fields the villages of the ethnic minorities. The peasats keep the terraces since China was ruled by dinasties. 



nosso hotel em Longji tinha uma varanda debruçada sobre o vale, com uma linda vista/ Our hotel in Longji, with a nice balcony, over the valley


our hotel main entrance / Entrada do hotel 

mulher da minoria étnica Yao, cujos cabelos chegam a medir mais de 1,5m/ Yao ethnic minority woman, whose hair reaches more than 1,5m as a tradition  

aldeia da minoria étnica Yao / Yao ethnic Minority village 


Chegada em Yangshuo / Arrival in Yangshuo


o paraíso existe e é aqui.../ The heaven exists and it is here! 

Yulong River rafting em canoas de bamboo - com o dia chuvoso, os guarda chuvas coloridos dão um toque especial à paisagem/ Yulong River rafting in bamboos - the colourful umbrellas bring a special enchatment to the scenery. 


vamos de chá.../ let's have a tea...

Hotel Mountain Retreat - Yangshuo


nosso hotel visto do Rio Yulong:our Hotel - hotel view from Yulong River





Como ir: o aeroporto que atende à região é o da cidade de Guilin, assim como é o ponto de parada para os trens bala, saindo de diversas cidades chinesas. Transfers com guias especializados podem ser reservados com as agências de turismo locais. Também, há transporte público disponível entre os condados. Nós preferimos ter um guia privativo, em inglês, visto que viajar na região não é tão fácil para quem não fala mandarim. Mas, se você pesquisar bastante sobre a região antes de ir, saber exatamente para onde vai, pode optar sim por não ter o guia. A China é um país muito seguro e tem um povo bastante solícito, sempre pronto a ajudar alguém perdido.... ;) 

onde ficar: em Yangshuo você encontra vários hotéis de charme, além dos mais simples também. O hotel que escolhemos foi o Yangshuo Montain Retreat, às margens do Yulong River. No booking você pode encontrar hoteis que cabem no seu orçamento. https://www.booking.com/district/cn/yangshuo/yulongriverscenicarea.html

Em Guilin, ficamos em hotel próximo ao aeroporto visto que chegamos tarde e já sairíamos cedo no dia seguinte para pegar o barco para Yangshuo. Ficamos no Hampton By Hilton. Já em Longjsheng (Longji), o hotel excelente (que recomendamos muito) foi o Baike Hotel Longji, que é um hotel boutique, que lembra uma linda cabana na montanha. Nosso quarto tinha uma varanda que se debruçava sobre o vale. Pesquise a localização de seu hotel em Longsheng, pois, a partir de certo trecho, carros não sobem as montanhas. É bastante comum as pessoas pagarem alguém local carregar a bagagem.  

Duração da viagem: Fizemos a região toda em 04 dias cheios. Yangshuo tem muito a explorar, muito esporte de natureza e regiões para relaxar. Com certeza, vamos voltar!








Em destaque:

Viagem pela China - de Changchun a Xi'an, passando por Nanjing, Chengdu e outros lugares incríveis

Quem me acompanha no instagram e no Facebook já sabe que fiz uma viagem pela China, começando pelo sul do país, em Nanjing e terminando na p...

As mais lidas: