Other Languages

Navegação no Blog

clique na barra de ferramentas na lateral direita para descobrir mais. Vá até o final da página para ler outras matérias

sábado, 9 de outubro de 2021

Hong Kong - a cidade que é muito além de importante Centro Financeiro

A dúvida sobre ser Hong Kong um país é sempre constante e, mesmo para quem mora na China,  ainda persiste.

Hong Kong, em seu passado, era parte do império chinês. Após a primeira Guerra do Ópio (1839 a 1842) foi entregue ao Reino Unido. Como ex-colônia britânica, Hong Kong é considerada atualmente uma Região Administrativa Especial, sob o princípio de "Um país, dois Sistemas", maneira esta de administrar regiões autônomas como Hong Kong e Macau proposta pelo líder Deng Xiaoping (importante político que promoveu o início da 'abertura' do país), visando a reunificação destes territórios com a China, após negociações com a Inglaterra (e Portugal, no caso de Macau), instituindo este modelo de gestão política por 50 anos após o acordo de devolução de Hong Kong em 1997.

Hong Kong é responsável por seus assuntos internos, como judiciário, imigração, alfândega, finaças públicas, moedas, etc.. No entanto, temas como relações diplomáticas e defesa nacional ficam a cargo do Governo Popular Central em Pequim. Atualmente, após as desavenças políticas ocorridas em 2019 entre o povo da ilha e o governo de Pequim, espera-se que haja mudanças significativas no sistema de governo da região nos próximos anos. Vamos aguardar.



Visitar o território, vamos chamar assim, é muito fácil e uma surpresa muito agradável. Enquanto que na China territorial você tem certa dificuldade por causa do idioma, Hong Kong te proporciona uma estadia fácil, confortável e muito divertida visto que o inglês também é a língua oficial, junto com o chinês (cantonês).

Como Hong Kong faz parte do tratado de Schengen, nós, brasileiros, não precisamos de visto nos possibilitando circular por até 90 dias sem o documento. Já para a China continental, o visto é obrigatório.

Vale lembrar que, assim como na China continental, o povo é bastante simpático e solícito. Você sempre vai encontrar alguém disposto a te dar informações. É, também, muito seguro andar pela cidade, mesmo que à noite, sem problemas. A segurança é impressionante!

O transporte na ilha é bastante diverso, desde metrô a táxis, ferries, tudo com acesso muito fácil. Então, se deslocar pelo território é bem tranquilo. As redes de hotéis são bastante abundantes e tem hospedagem para todos os bolsos!

Já para começar a visita, uma boa volta na cidade com os turísticos ônibus "Hop on Hop off" vale a pena para você se familiarizar. Feito isto, é hora de escolher os passeios. O Skyline de Hong Kong é bastante imponente. Passear na Tsim Sha Tsui promenade e ver o por do sol, além de admiriar o skyline, é muito relaxante e agradável. Ali, onde se localiza o Victoria Harbour, na península de Kowloon, é onde teria começado a vila de pescadores que originou a bela e moderna Hong Kong que vemos hoje. Te garanto que você vai querer ver o skyline de todos os ângulos. À noite, faça o passeio de barco para ver o show de luzes. Simplesmente lindo e se você quiser fazer com que este passeio seja mais romântico, sugiro alugar uma lancha para ter mais privacidade e exclusividade...



Em Lantau há o pico onde está o Gigante Buda sentado (Tian Tan Buddha) e pode ser acessado por teleférico. Durante a viagem, você tem uma visão incrível da ponte que liga Hong Kong a Macau além de fazer a integração logística de outras nove importantes cidades chinesas. Esta é a maior ponte marítima do mundo, com uma extensão total de 55km. Há um trecho subaquático de mais de 6km de extensão, cuja entrada para a parte submersa você vê lá de cima. Bem interessante! No alto do pico está o gigante Buda, sentado, que abençoa os visitantes de Hong Kong além de cuidar da paz da região. Ali, também encontra-se o monastério de Po Lin, que pode ser igualmente visitado.

Ponte Hong Kong - Macau


Já o Vitória Peak é um pico na área urbana que te permite ter uma visão dos mais belos cartões postais da região.

Vista de HK do Victoria Peak

Com relação a compras, Hong Kong está repleta de comércio de rua, tanto diurno quanto noturno, mercados, feiras, áreas de eletrônicos, além do comércio de luxo. Tem diversão para todos os gostos e orçamentos!

Ainda, você tem opção de passear pelo parque da Disney, que é menor do que o de Shanghai mas bem completo. Quer desfrutar de praia? Em Hong Kong também tem! A costa é bem servida por belas praias. Entre pequenas baias e enseadas, procure aquela com a qual você mais se identifica e bom divertimento! Neste link você encontra um breve descritivo das melhores praias da região.

Hong Kong é assim, bonita, charmosa, tradicional, moderna, agitada e aconchegante. Hong Kong é "plural"!

Que tal fazer as malas agora? Já me deu vontade de voltar...

Me conta, nos comentários, após dar uma espiadinha nas fotos, o que achou de Hong Kong?

Boa Viagem!


Vila de Pescadores 







Bolsa de Valores 

Victoria Peak 

Teleférico para Lantau

e ele está lá, observando e guardando a cidade e seus visitantes


 





Em destaque:

Viagem pela China - de Changchun a Xi'an, passando por Nanjing, Chengdu e outros lugares incríveis

Quem me acompanha no instagram e no Facebook já sabe que fiz uma viagem pela China, começando pelo sul do país, em Nanjing e terminando na p...

As mais lidas: