Other Languages

Navegação no Blog

clique na barra de ferramentas na lateral direita para descobrir mais. Vá até o final da página para ler outras matérias

sábado, 28 de agosto de 2021

Mati Temple - As grutas templo encravadas nas Montanhas

Bem, podemos dizer que o que não falta na cultura oriental de maneira geral são templos. Na China milenar, por quase todas as cidades eles estão lá. Alguns mais imponentes, outros mais simples. Já,outros bem inusitados e aqui estou falando do complexo de templos "Mati Temple Grotto", composto por 500 grutas encravadas nas montanhas, com imenso valor histórico e artístico.

Mati Temple Grotto está localizado no condado da minoria étnica Gu, a 65 km de distância da cidade de Zhangye, cidade que se localiza na rota da seda e era passagem dos comerciantes para a China e o próprio Marco Polo morou nela. As estradas que levam até o complexo são excelentes e pode-se dirigir até lá com tranquilidade. Ônibus municipais também fazem este trajeto. O complexo se estende por cerca de 30 km, com mais de 7 grupos de grutas-templo. No total, há mais de 500 cavernas, torres e santuários budistas! 

Eu, que gosto de coisas antigas, fiquei enlouquecida com a visão que se tem da estrada que liga a cidade ao complexo de templos. Cavernas esculpidas nas montanhas se penduram a uma altura de 15 a 60 metros de altura, aproximadamente,  e nas escadas que ligam umas às outras pessoas parecem formigas!

Como a cultura chinesa é constituída de muitas lendas, conta-se que a criação do templo Mati iniciou-se por causa de um cavalo sagrado que teria deixado suas pegadas em uma rocha ali. Assim, Matisi (si = templo), que significa "o templo casco de cavalo" (ou algo assim) em chinês, acabou se tornando o nome do local ...  Mas, a história diz que uma família de viajantes, os Guo, mais ou menos nos anos de 317 a 402, acabaram cavando a primeira caverna para se abrigar e, como ficaram por ali um tempo longo, fizeram outra caverna ao lado como templo para orações a buda. Assim, conforme outros viajantes passavam pelo local e iam se hospedando para descansar da longa jornada,  outras cavernas foram criadas. Mais tarde, monges budistas vindos da índia, também de passagem, acabaram morando no local, aumentando, assim, o número de templos. Com o passar dos anos, os viajantes da rota da seda paravam no Mati principalmente para fazerem suas orações e seguir viagem. 

Dentro de cada templo a relíquia impressiona. O nível de detalhes encontrado alí é algo ímpar. Pequenos corredores te levam de um templo ao outro e uma vista de tirar o fôlego te convida a contemplar o vale à frente. Ali, o tempo parou.... 

Gostou? Deixe lá embaixo, no fim da página, seu comentário! :)





 


















segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Viagem pela China - de Changchun a Xi'an, passando por Nanjing, Chengdu e outros lugares incríveis

Quem me acompanha no instagram e no Facebook já sabe que fiz uma viagem pela China, começando pelo sul do país, em Nanjing e terminando na parte central, em Xi'an, passando pelo sudoeste e noroeste do país, percorrendo parte da rota da seda. Foram 8 cidades, 21 dias e mais de 5.800km rodados! O transporte foi feito de várias formas: avião, navio, trem bala, carro... quase que teve até camelo! :)

Bem, para ilustrar isso, preparei um mapa para vocês. Nele, você vai ter uma noção melhor do trajeto que fizemos, saindo da Província de Jilin, onde moro, no nordeste do país, dando a volta num território imenso como é o da China.

Os artigos e detalhes vou preparando aos poucos e publicando. Assim, clique em "Seguir" na página principal do Blog para você ser notificado dos conteúdos à medida em que forem "saindo do forno". 

Em cada cidade da lista abaixo, um link para a matéria será adicionado para facilitar a navegação. 

Vamos lá?


  • Nanjing
  • Yichang
  • Chengdu
    • A Moderna cidade dos Pandas
    • Leshan e o Buda Gigante
    • As cavernas de Leshan - o sacro ou o Kama Sutra?
  • Xiahe
  • Zhangye
    • Jiayuguan
      • A Passagem para o Ocidente - parte mais ocidental da Grande Muralha 
      • As Tumbas de Weijin
    • Dunhuang
      • Lago da Lua Crescente - Um oásis no deserto 
      • Deserto de Gobi - Dunas
      • Eu acho que vi um Camelo 
      • Grutas Mogao - Patrimônio da Humanidade - Século IV - Conhecendo o mais rico tesouro do Budismo 
    • Xi'an 

    Boa Viagem! 


    Em destaque:

    Viagem pela China - de Changchun a Xi'an, passando por Nanjing, Chengdu e outros lugares incríveis

    Quem me acompanha no instagram e no Facebook já sabe que fiz uma viagem pela China, começando pelo sul do país, em Nanjing e terminando na p...

    As mais lidas: