Singapura é uma cidade estado, localizada no sul da Malásia. Sua localização geográfica estratégica, alinhada com as excelentes políticas públicas fazem dela um dos países que mais cresceram nas últimas décadas, a tornando um dos mais ricos da Ásia. Com 50 anos de muita mudança, investimento, Singapura cresce e se desenvolve em ritmo bastante acelerado.
Em 2021, está ocupando o 5o. lugar no ranking dos maiores centros financeiros do mundo. Com 5 milhões de habitantes, Singapura já foi colônia britânica de 1943 a 1963, sendo entregue para a Malásia depois disso. Mais tarde, em 1965, se tornou um Estado Independente. Inglês, Chinês, Malaio e tâmil são as línguas oficiais da ilha.
Ao andar por Singapura você percebe o porque ela tem o maior índice de desenvolvimento humano da Ásia. Instalações modernas, estilo de vida, infraestrutura de dar inveja mostram claramente o desenvolvimento do local.
O bairro de China Town, que no passado foi local bem degradado, é hoje um ponto turístico muito badalado, com comércios, templos e tudo o que é relacionado à cultura chinesa. Você ainda encontra em Singapura a maior comunidade indiana fora do país. Um bairro todinho de comércio indiano, com os templos para orações estão alí, mostrando que é um local de várias culturas que convivem. Em relação a templos, cerca de um terço dos habitantes são budistas. O Estado tem a filosofia de deixar a religião ser exercida livremente, independente de qual seja. Não há qualquer tipo de intolerância religiosa.
E por falar em diversas culturas, Singapura foi formada por vilas com várias nacionalidades que foram regulamentadas e cada uma tem sua própria zona. Isso faz com que os diversos povos coexistam e se respeitem, convivendo em harmonia.
Um governo com uma mão forte, que impôs regras de desenvolvimento severas fez com que o país prosperasse. Quem não obedece à lei é punido e algumas punições não tão convencionais são aplicadas ainda hoje, como, por exemplo, se alguém comete vandalismo é condenado a levar chibatadas no bumbum. As leis de higiene para regulamentação de restaurantes e serviços ligados à alimentação são muito severos.
O programa de educação é muito forte e Singapura já é reconhecida internacionalmente por ter excelentes escolas na área de business e finanças. O sistema no país privilegia a meritocracia, assim, não há espaço para os preguiçosos e nem para os corruptos, que são punidos exemplarmente.
As atrações turísticas por lá são abundantes. Ilhas artificiais foram (e ainda há planejamento para mais) criadas e nelas algumas oportunidades turísticas se estabelecendo. A mais famosa delas, a Sentosa, abriga um parque da Universal, museu de cera como o Madame Tussauds, além de outras diversas atrações turísticas e shoppings, praias, etc. Você se desloca pela ilha de transporte gratuito!
O Merlion é o símbolo de Singapura. Metade peixe e metade leão, você o encontra em vários adornos pela cidade, mas a estatua principal fica na Marina Bay. De sua boca jorra um jato de água. Bom de se apreciar. A cabeça de leão representa um leão que o príncipe San Nila Utama descobriu quando 'redescobriu' Singapura no século XI. A cauda de peixe faz homenagem ao passado pesqueiro da Ilha.
É incrivel ver o progresso de um país tão jovem. Em 50 anos passou de uma vila de pescadores para a moderna, vibrante, desenvolvida cidade e que está listada como o 5o. centro financeiro do mundo! É para se admirar mesmo, em todos os sentidos.