Em nossa viagem pela China, após termos visitado Mati Temple Grotoes, e descoberto por lá o que fazer na cidade de Zhangye, tivemos uma parada no centro da pequena cidade para um tipo de city tour. Uma cidadezinha com ares de interior, muito organizada e acolhedora, com 1,2 milhões de habitantes... Já sei, você deve estar se pensando: "cidadezinha?" Sim, pois, na China, tudo é gigante. Cidade considerada grande é aquela que tem a partir de 8 milhões de pessoas, mais ou menos! Voltando ao nosso tema, na região encontra-se algumas minorias étnicas compondo a população da região, entre eles os povos han, os mongóis, tibetanos, uygur e os zhuang.
O grande mercador veneziano Marco Polo viveu na cidade em meados de 1275, assim como acredita-se que o imperador mongol Kublai Khan, neto de Gengis Khan e fundador da dinastia Yuan (que governou a China por quase um século), tenha nascido ali! Zhangye foi um grande ponto de comércio da rota da seda, sendo um dos maiores trade markets do país na época, recebendo mercadores vindos do ocidente para fazer negócios. É muita história para conseguirmos acompanhar tudo!
|
foto do site https://m.visitourchina.com/zhangye/attraction/giant-buddha-temple.html |
Nossa guia nos levou, então, para conhecer o Templo do Buda Gigante deitado, o Templo Dafo. Ao entrar no templo, um Buda deitado gigante, medindo 34,5m de comprimento por 7,5 m de largura, feito de barro, considerado o maior da China, está ali, na sua frente, com uma expressão de paz indescritível. Não tem como não se sentir tocado por tanta serenidade. Seus olhos, em uma expressão de compaixão, entreabertos, e seu sorriso de tranquilidade ilustra o momento em que ele alcança o nirvana. Uma das cenas mais impressionantes, com certeza, entre todas as que vimos na China até o momento. Atrás do Buda, velando por ele, estão 10 discípulos de traços de diversos povos e nas duas laterais dentro do templo estão 18 guerreiros guardando o buda. As paredes do salão são recobertas por murais coloridos, que contam histórias sagradas. O prédio construido no ano de 1098 para abrigar a escultura mede 33 m de altura, 49 m de largura e 24m de comprimento, num total de 1,770 m2. Incrível! E, voltando a falar de Kublai Khan, dizem que sua mãe teria o dado à luz neste templo, sob o olhar do Buda. Marco Polo foi, mais tarde, um hóspede do templo...
O complexo onde fica o Templo conta ainda com uma biblioteca budista, onde se encontram muitas relíquias históricas guardadas. Mais de 6000 volumes de escritas raras e preciosas, muitas impressas em ouro e prata fazem parte da coleção. Na época da invasão japonesa na China vários tesouros históricos do país foram escondidos neste local e, assim, preservados. Uma pagoda de barro completa o cenário mágico.
*Como era proibido fotografar dentro do "Templo do Buda Gigante deitado" na época em que lá estive, as fotos de interior que coloco aqui foram tiradas de sites da internet e estão identificadas.
|
Templo do Grande Buda deitado |
|
foto do site https://www.topchinatravel.com/pic/city/zhangye/attractions
|
|
Entrada do Complexo |
|
Biblioteca |
|
foto do site https://m.visitourchina.com/zhangye/attraction/giant-buddha-temple.html Guerreiros dentro do Templo |