Other Languages

Navegação no Blog

clique na barra de ferramentas na lateral direita para descobrir mais. Vá até o final da página para ler outras matérias

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Shennu Stream - surpresa por entre os vales do Rio Yangtze

Durante o cruzeiro no Rio Yangtze, e descobrir o que fazer pela região do vale do grande rio chinês, um passeio que fizemos foi uma gostosa visita ao "Shennu Stream" que é uma área nos vales do Rio Yangzte, na Wu Gorge (garganta Wu). Pegamos um pequeno barco no porto onde nosso navio atracou e de lá começou nossa excursão. Este trecho foi aberto há não muito tempo para turismo. 

Num percurso de 15 kilometros, fomos adentrando aos estreitos vales de formação secular (veja a explicação da região no meu post  "Cruzeiro pelo Majestoso Rio Yangtze, na China - o maior rio da Ásia) que nos leva a vários picos e nos presenteia com uma vista linda. O cenário é lindo e em meio à natureza os picos se apresentam um atrás do outro. Dos doze famosos picos das Três Gargantes do Rio Yangtze, cinco ficam neste local. Por causa da vegetação densa e dos canais serem estreitos, o visual se mantém "primitivo" até os dias atuais. 

Na China de maneira geral, picos e montanhas são tidos pelos ancestrais como sagrados. Nesta área, fica o Pico da Deusa (Shennu em Chinês ou Goddess Peak), que tem todo um significado especial para a população ribeirinha. Neste pico, a deusa Yao Ji foi imortalizada em uma rocha, de onde ela "tem" uma vista do Rio Yangtze, zelando por ele e por seus habitantes. A história conta que esta deusa teria encontrado 12 dragões sobrevoando o céu acima da garganta Wu, colocando em perigo os aldeões que ali viviam. Em sua fúria, ela matou cada um dos dragões e seus corpos viraram montanhas que circundam a área, bloqueando o rio e inundando a província de Sichuan. Xia Yu, o herói chinês, deus da água, sabendo da inundação veio ajudar as pessoas da região, se deslocando através do Rio Amarelo. Ela, então, enviou seus servos para ajudar Xia Yu, escoando esta água toda para o Mar da China Oriental. O Herói subiu ao topo do monte onde ela habitava para agradecê-la, mas ao chegar lá, encotrou apenas um lindo pilar de pedra.

foto by: https://www.yangtze.com/blog/tales-about-the-goddess-peak/

Enfim, um lugar lindo, místico e cheio de beleza para se admirar. Conhecer as histórias das minorias étnicas que ali vivem é um prazer a parte! Aproveite... 




No vídeo, a guia local nos ensinando uma canção da aldeia dela, os Tujia











terça-feira, 7 de setembro de 2021

Cruzeiro pelo Majestoso Rio Yangtze, na China - o maior rio da Ásia.


Uma maneira diferente de conhecer parte do Rio Yangtze, na China, foi fazendo um cruzeiro. Isso mesmo, um cruzeiro, com direito a shows noturnos dentro do barco (veja filme no final do post) e atividades de lazer, como Tai Chi Chuan ao nascer do sol. A China é um país tão diverso em termos de geografia que resolvemos explorar esta parte do país pela água. 

Pegamos um cruzeiro na cidade de Yichang com direção a Chongqing. Foram 4 dias a bordo de uma embarcação muito confortável e moderna. 

https://www.yangtze-river-cruises.com/yangtze-river-guide/three-gorges-cruise.html

O Rio Yangtze, conhecido em mandarim por "Chang Jiang   長江 " ou seja, Rio Comprido, tem sua nascente no Platô Tibetano, nas montanhas Tanggula e percorre 6.300km dentro do país, desaguando no Mar da China Oriental, na região da cidade de Shanghai, onde está seu delta. Este é o maior rio da Ásia e o 3o. maior do mundo.

Iniciando nossa aventura pelas águas do maior rio que tem a maior parte de seu leito dentro de um único país, fizemos algumas excursões interessantes. A barreira hidrelétrica das Três Gargantas, considerada a maior do mundo, está situada no início da viagem, na cidade de Yichang. Por causa do alagamento das áreas para formação da hidrelétrica, muitas aldeias antigas encontram-se agora embaixo d'agua e as familias foram realocadas para outros locais. Com a exploração do turismo se intensificando nesta região, as famílias passaram a trabalhar neste ramo, apresentando as tradições e cultura local, o que dá uma boa ajuda a renda familiar. É muito comum ver os jovens trabalhando como guias locais, falando inglês, e ajudando a tocar pequenos negócios familiares. 

Jovem do povo Tujia, nossa linda guia no passeio pelo Shenny Stream

As paisagens à beira do Yangtzé são de tirar o fôlego. Como fomos no verão, que é a maior época de chuvas, as águas estavam turvas, mas o rio é muito conhecido pelo verde esmeralda de suas águas. No outono, o colorido tom entre amarelo e vermelho das folhas completa o cenário.  

 
Com uma natureza exuberante, partes do rio foram eternizadas por poetas que vinham ao local para se inspirar. A nota de 10 yuan traz estampada uma das Três Gargantas do Rio Yangtze, a Qutang. Eu tirei uma foto do local, para eternizar, na minha memória, minha visita por lá :-).
As Três Gargantas - Three Gorges

O trecho do rio entre as cidades de Chongqing e Yichang é onde se localizam as três gargantas do rio Yangtze, com 311 km de extensão. São formações rochosas basicamente de limestone, uma rocha bastante dura. Porém, com a erosão provocada pela água nas rochas de xisto e sandstone, que também compõem parte do solo e que são mais moles e suscetíveis a erosão, os vales foram se formando ao longo dos séculos. Estima-se que este processo tenha se iniciado há cerca de 70 milhões de anos. São elas: Qutang, Wu Xia e Xiling. 

A área é muito importante para a cultura da China. Muitas histórias populares, comparáveis a "contos de fadas" foram criados baseados tanto nos hábitos dos povos locais quanto nos cenários desta área. Poetas importantes da China antiga viveram nesta região e costuma-se dizer que cada um, a seu modo, tentou entender e interpretar o que eram as três gargantas, através de seus próprios sentimentos e pensamentos. A névoa que cobre a região sempre foi motivo de inspiração para estes grandes pensadores. 

Costuma-se dizer que a garganta Qutang  é a de cenário mais impressionante e dramático. Não é a toa que esta garganta é a que está estampada na nota de 10 Renmimbi (a moeda chinesa). Já a Wu é a mais elegante e a Xiling a mais perigosa por causa de seu trecho ter muitos recifes e partes complicadas para navegação. 

Sendo uma área histórica, você encontrará muitos locais para visitar durante o percurso. Escolha a que mais te agrada e se delicie com o cenários. Nós conhecemos os seguintes lugares, lindos, sobre os quais escreverei um post exclusivo (a medida que eu for escrevendo, os links serão liberados para acesso direto ao artigo): 
  • Three Gorges Tribe (Tribo das Três Gargantas)
  • Shenny Stream - Wu Gorge (sem tradução para o português,  é um vale do Yangtze, com picos lindíssimos que inspiraram - e ainda inspiram - muitos poetas e os românticos)
  • White Emperor City - Cidade do Imperador Branco 
  • Fengdu Ghost City - Cidade Fantasma de Fengdu
Além destes pontos, ainda se tem a possibilidade de visitar a Hidrelétrica Three Gorges, com um sistema de elevador para embarcações que possibilita a navegação fluvial sem que a barreira da hidrelétrica prejudique a navegação, um sistema de transporte que é essencial não só para os povoados da região mas para a China de maneira geral. 

A história da navegação nesta área é bastante antiga. Em 1876, o imperador Guangxu, da dinastia Qing, abriu a cidade de Yichang como um porto de comércio exterior após a segunda guerra do Ópio com a Inglaterra. Uma empresa de navegação foi fundada ali. Depois disso,  o sistema de navegação foi se desenvolvendo e se tornou uma forma muito importante de fomento do comércio, indústria e desenvolvimento local. A importante Universidade Hubei Sanxia se estabeleceu na cidade, sendo a segunda maior da Província, com 20.400 estudantes, perdendo apenas para a universidade da Capital, Wuhan. 

As minorias étnicas ao longo do Yangtze

A região é habitada por algumas minorias étnicas, como o povo Tujia Zu que ainda vivem nas aldeias em cima dos morros. Para se deslocarem, descem até a margem do rio e utilizam pequenos barcos. 

Os povos que habitam esta área e mantém suas tradições milenares são, além dos Tujia, os Wushan, Ba e os Chu. Algumas destas tribos tiveram suas aldeias realocadas com a construção da barragem da hidrelétrica, sendo que as antigas vilas ficaram submersas. Muitos destes povos viviam nestas áreas já há mais de 2.000 anos, segundo os arqueólogos. Hoje, estão em melhores e mais modernas áreas. O condado de Wushan, por exemplo, está se desenvolvendo com algumas indústrias se instalando por lá e, principalmente, com o turismo que se tornou o ponto forte na região. 

fonte: livro Amazing Wu Gorge, by Song Kaiping

Os homens da tribo dos Tujia,que habitam exatamente as margens do rio, trabalhavam como "puxadores de barcos" no passado. Com a dificuldade de acesso do rio (que era praticamente o único meio de transporte e mobilidade deles) para as casas, esses carregadores puxavam os barcos e também transportavam pessoas e alimentos. Esta era a única maneira de se deslocarem entre os vilarejos montanhosos.  Em 1980 passaram a abandonar esta profissão, já que o acesso a motores elétricos ficou mais fácil. Hoje em dia, essas pessoas trabalham como barqueiros e outras atividades relacionadas ao rio. 

fonte: livro Amazing Wu Gorge, by Song Kaiping 

Ainda se vê, nas encostas dos picos e montanhas, sepulturas  feitas pelos Wushan encravadas no solo, na parte mais alta que conseguiam alcançar. Isto evitava que as águas chegassem até esses túmulos, levando os corpos ali enterrados. 

Muita história, beleza e tradição! Vale a pena conhecer... 

Escreva nos comentários se você gostou... 👩


Barragem das Três Gargantas - Three Gorges Dam



















    

Em destaque:

Viagem pela China - de Changchun a Xi'an, passando por Nanjing, Chengdu e outros lugares incríveis

Quem me acompanha no instagram e no Facebook já sabe que fiz uma viagem pela China, começando pelo sul do país, em Nanjing e terminando na p...

As mais lidas: