Other Languages

Navegação no Blog

clique na barra de ferramentas na lateral direita para descobrir mais. Vá até o final da página para ler outras matérias

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Shennu Stream - surpresa por entre os vales do Rio Yangtze

Durante o cruzeiro no Rio Yangtze, e descobrir o que fazer pela região do vale do grande rio chinês, um passeio que fizemos foi uma gostosa visita ao "Shennu Stream" que é uma área nos vales do Rio Yangzte, na Wu Gorge (garganta Wu). Pegamos um pequeno barco no porto onde nosso navio atracou e de lá começou nossa excursão. Este trecho foi aberto há não muito tempo para turismo. 

Num percurso de 15 kilometros, fomos adentrando aos estreitos vales de formação secular (veja a explicação da região no meu post  "Cruzeiro pelo Majestoso Rio Yangtze, na China - o maior rio da Ásia) que nos leva a vários picos e nos presenteia com uma vista linda. O cenário é lindo e em meio à natureza os picos se apresentam um atrás do outro. Dos doze famosos picos das Três Gargantes do Rio Yangtze, cinco ficam neste local. Por causa da vegetação densa e dos canais serem estreitos, o visual se mantém "primitivo" até os dias atuais. 

Na China de maneira geral, picos e montanhas são tidos pelos ancestrais como sagrados. Nesta área, fica o Pico da Deusa (Shennu em Chinês ou Goddess Peak), que tem todo um significado especial para a população ribeirinha. Neste pico, a deusa Yao Ji foi imortalizada em uma rocha, de onde ela "tem" uma vista do Rio Yangtze, zelando por ele e por seus habitantes. A história conta que esta deusa teria encontrado 12 dragões sobrevoando o céu acima da garganta Wu, colocando em perigo os aldeões que ali viviam. Em sua fúria, ela matou cada um dos dragões e seus corpos viraram montanhas que circundam a área, bloqueando o rio e inundando a província de Sichuan. Xia Yu, o herói chinês, deus da água, sabendo da inundação veio ajudar as pessoas da região, se deslocando através do Rio Amarelo. Ela, então, enviou seus servos para ajudar Xia Yu, escoando esta água toda para o Mar da China Oriental. O Herói subiu ao topo do monte onde ela habitava para agradecê-la, mas ao chegar lá, encotrou apenas um lindo pilar de pedra.

foto by: https://www.yangtze.com/blog/tales-about-the-goddess-peak/

Enfim, um lugar lindo, místico e cheio de beleza para se admirar. Conhecer as histórias das minorias étnicas que ali vivem é um prazer a parte! Aproveite... 




No vídeo, a guia local nos ensinando uma canção da aldeia dela, os Tujia











2 comentários:

  1. Viagem na China é sempre desafio as vezes você se surpreende com coisas que jamais imaginava ver ou ouvir e sempre há um lado místico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos! Sim, impressiona a diversidade de locais a serem visitados e a carga cultural de cada um. Muito interessante!

      Excluir

Deixe seu comentário

Em destaque:

Viagem pela China - de Changchun a Xi'an, passando por Nanjing, Chengdu e outros lugares incríveis

Quem me acompanha no instagram e no Facebook já sabe que fiz uma viagem pela China, começando pelo sul do país, em Nanjing e terminando na p...

As mais lidas: