Other Languages

Navegação no Blog

clique na barra de ferramentas na lateral direita para descobrir mais. Vá até o final da página para ler outras matérias

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Xi'an: a antiga, moderna e vibrante cidade que foi capital de 13 dinastias

A cidade de Xi'an, no norte da China,  é conhecida internacionalmente principalmente por causa dos Guerreiros de Terracota (leia meu post sobre o tema neste link). Mas, não é só por causa deles que Xi'an é uma cidade incrível. Confesso que eu, embora morando na China e tendo, teoricamente, mais informações a respeito do lugar do que as pessoas que não moram no país, não tinha tanta expectativa assim antes de visitá-la. 

Fomos para a cidade por causa das escavações onde foram encontrados os "senhores de barro". Mas, a surpresa foi aumentando a medida que nos aproximávamos do centro da cidade. Mais e mais prédios históricos, parques imensos e a grande muralha desfilavam na nossa frente. Um cenário de deixar qualquer um de queixo caído!  Nosso hotel ficava dentro da parte murada da cidade e andar pelo entorno foi muito agradável. Não é permitido construir prédios altos nesta região.  

Xi'an é uma das cidades mais antigas do país, com uma história de mais de 6.000 anos e se tornou a capital cultural e política da China já no século 11 a.C! Ela já foi a capital de 13 dinastias imperiais durante o passar dos séculos. Como está localizada no início da Rota da Seda, sempre teve um importante papel comercial para a China. Marco Polo esteve por ali e descreveu a cidade como próspero centro comercial. De acordo com a dinastia que estava no poder, a cidade tinha seu nome alterado, conforme o "desejo" do imperador do momento. O nome Xi'an, que significa "Paz do Oeste" foi adotado em 1369 após a dinastia Ming (1368 - 1644) ter se estabelecido no poder. Em 1930 foi mudado novamente para Xijing (Capital do Oeste) e voltou a se chamar Xi'an em 1943. 

Hoje, a capital do estado de Shaanxi é uma cidade moderna, vibrante, cultural, sendo uma das dez mais populosas da China, com 13,5 milhões de habitantes (as maiores são Guangzhou com 44,2 milhões e Shanghai com 35,9 milhões). A história riquíssima, palco de guerras, missões diversas,  está presente nos museus espalhados pela cidade.  A vida cultural é abundante, com diversas apresentações de óperas a céu aberto e outras performances grátis para a população,  além de contar com casas de shows, teatros, cinemas, etc.. O comércio da cidade é rico, com diversos shoppings centers de luxo e centros de comércio de trabalhos manuais. Lojas com artigos de seda a preços justos, galerias de arte e antiquários também competem pela atenção dos consumidores.  Logicamente, um dos artigos de artesanato mais vendidos na cidade são réplicas dos guerreiros de barro que são disponibilizados nos mais diversos materiais, de barro a resina, para todos os bolsos... Para os amantes da natureza, nas redondezas está uma das cinco montanhas sagradas Taoístas, o monte Hua, onde se pode fazer hiking e outros passeios relacionados a natureza.  

performance na rua de pedestres em Grand Tang Dynasty ever bright city 

A área gastronômica mais famosa da cidade é o quarteirão mulçumano, formado por várias ruelas. Ali, vários pequenos restaurantes, um ao lado do outro, com os mais diversificados pratos, desde a cozinha local aos pratos baseados na culinária mulçumana podem ser saboreados no local. A rua nomeada Huimin Street, sendo Hui o nome dado aos árabes mercadores mulçumanos e persas que vinham à cidade na época de grande comércio pela rota da seda (206 a.C. a 9 d.C), foi a primeira rua que deu origem ao local e se tornou uma atração famosa na cidade por sua forte atmosfera mulçumana. Hoje em dia, os Hui representam 60 mil pessoas vivendo em Xi'an. 


A muralha de Xi'an é uma atração à parte. Atividades culturais são realizadas por toda sua extensão. Um passeio muito agradável de se fazer é um tour de bicicleta em cima do "muro". Construída no século XIV como fortaleza militar, a muralha serviu às dinastias Ming e Ting. Partes dela foram destruídas durante as várias guerras e reconstruídas posteriormente. Considerada patrimônio mundial pela UNESCO, mede 14km de comprimento, num formato retangular.  

A vida noturna da cidade é muito intensa, viva, colorida. Um passeio pelo Grand Tang Dynasty ever bright city, que é um distrito com uma rua para pedestres que corta o bairro todo, é imperdível. O colorido das luzes, os shows, os pubs e as apresentações das diversas performances culturais vão te deixar atônitos! Muito lazer, regado a comida de rua, além de restaurantes descolados vão te fazer voltar! Shoppings e hotéis de luxo completam o cenário. Confira, no final do post, os vídeos que fiz para vocês. 

área turística "Grand Tang Dinasty ever bright city"

Enfim, eu poderia escrever páginas e páginas sobre esta cidade moderna, preparada para encantar qualquer pessoa que venha a visitá-la. Com certeza, quero voltar para explorar os cantos todos que cidades lindas e antigas assim tem "escondidos" por aí.... 


Bairro Mulçumano 
Pagoda Giant Wild Goose - construida no ano 652 é o símbolo de Xi'an

Bairro mulçumano 
Performance na Grand Tang Dynasty ever bright city















2 comentários:

Deixe seu comentário

Em destaque:

Viagem pela China - de Changchun a Xi'an, passando por Nanjing, Chengdu e outros lugares incríveis

Quem me acompanha no instagram e no Facebook já sabe que fiz uma viagem pela China, começando pelo sul do país, em Nanjing e terminando na p...

As mais lidas: